A Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), iniciou nesta sexta-feira, 26, mais uma etapa do projeto ‘Defensoria Pública nas Escolas’. A iniciativa tem como objetivo cooperar com o processo de construção do conhecimento por meio de ações informativas e educativas, considerando o contexto econômico, social e cultural de cada comunidade.
A primeira ação desta fase aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, no setor Santa Fé 2. Os estudantes participaram de uma dinâmica baseada na metodologia World Café, discutindo casos relacionados ao trabalho infantil. A atividade foi conduzida pela pedagoga da Seduc, Elizete Sales Sodré, que trouxe informações sobre a legislação brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estimulando o debate e a reflexão sobre direitos e deveres. “A participação da turma foi muito significativa. Conseguimos envolver os educandos e gerar impacto. Queremos que eles se tornem multiplicadores dessas informações dentro da comunidade escolar”, destacou Elizete.
O orientador pedagógico da equipe multiprofissional da Semed, Valdeir Avelar, reforçou a importância da parceria. “A Defensoria Pública, junto com a Semed, a Seduc e as unidades escolares, promove rodas de conversa e oficinas para garantir e reforçar a importância da garantia desses direitos, e um deles é os alunos estarem aqui na escola, estudando”.
Para o diretor da ETI, James Diógenes, a iniciativa é essencial diante dos desafios atuais. “Prestem muita atenção, porque isso é um aprendizado que vocês vão levar para a vida e compartilhar com os outros”.
A estudante Ana Clara Moraes, do 7º ano, também avaliou positivamente a experiência. “Aprendi que ajudar em casa não deve ser visto como exploração, mas sim como cooperação. Que o trabalho infantil é algo sério e precisa ser tratado com atenção. Aprendi coisas novas que não aprenderia fora da escola. Trabalho infantil não é brincadeira e que nossa obrigação é estudar para conseguir um futuro melhor”, afirmou.
O projeto Defensoria Pública nas Escolas seguirá percorrendo escolas da rede municipal em diferentes regiões da Capital, levando palestras multitemáticas que abordam os eixos de cidadania e ética, direito, saúde, violência e paz, destinadas a estudantes do ensino fundamental, professores e familiares.
.jpeg)

