Menu
Redes sociais

Escolas municipais arrecadam 1,4 tonelada de recicláveis em primeira etapa do Recicla Kids 2026

Unidades da rede municipal lideraram a mobilização realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e reforçaram o compromisso com a educação ambiental em Palmas

Escolas municipais arrecadam 1,4 tonelada de recicláveis em primeira etapa do Recicla Kids 2026

Escola Municipal Paulo Leivas Macalão conquistou o primeiro lugar no ranking, arrecadando 870 quilos de recicláveis

Data da publicação: 25/06/2026

Crédito da foto: Divulgação


As escolas da rede municipal de ensino de Palmas foram destaque na primeira edição do Dia D da Coleta de Recicláveis do programa Recicla Kids 2026, realizada no último dia 2 de junho. Juntas, as quatro unidades participantes arrecadaram 1.480 quilos de materiais recicláveis, demonstrando o engajamento de estudantes, educadores e famílias com as práticas de sustentabilidade e preservação ambiental.

A ação, promovida em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, mobilizou a comunidade escolar para a coleta seletiva de materiais como papel, papelão e plástico, que receberão destinação ambientalmente adequada por meio de cooperativas e parceiros da cadeia da reciclagem.

Entre as unidades municipais participantes, a Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão conquistou o primeiro lugar no ranking da etapa, com a arrecadação de 870 quilos de recicláveis. Em seguida, ficaram a Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, com 380 quilos; a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, com 120 quilos; e a Escola Municipal Maria Júlia Amorim, com 110 quilos arrecadados. A iniciativa também contou com a participação de uma escola da rede privada, que arrecadou 140 quilos de materiais recicláveis.

Recicla Kids

O Dia D integra as atividades do Recicla Kids, programa de educação ambiental realizado pelo Instituto Global 7, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e demais instituições parceiras.

Ao longo do ano letivo, novas etapas da coleta estão previstas para os meses de agosto, setembro e novembro. A expectativa é ampliar ainda mais a participação das unidades escolares e consolidar hábitos sustentáveis entre os estudantes, contribuindo para a redução dos resíduos destinados ao aterro sanitário e para a construção de uma cidade mais consciente e ambientalmente responsável.

Texto: Juscelene Melo

Edição: Iara Cruz