Menu
Redes sociais

Unidades educacionais da rede organizam atividades pedagógicas para proporcionar às crianças conhecimento sobre tradições do Carnaval

Cada unidade tem preparado sua própria celebração, respeitando a faixa etária dos estudantes e integrando o tema às atividades desenvolvidas em sala de aula

Unidades educacionais da rede organizam atividades pedagógicas para proporcionar às crianças conhecimento sobre tradições do Carnaval

No Cmei Vitória Régia, no Jardim Vitória I, a folia começou nesta quarta-feira, 11, com a irreverência dos mais diversos cabelos malucos.

Data da publicação: 11/02/2026

Crédito da foto: Divulgação Educação


Boa parte das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas estão promovendo uma série de programações especiais para envolver as crianças com a tradição do Carnaval. As atividades, organizadas pelas próprias escolas, unem aprendizado, cultura e alegria para festejar uma das maiores manifestações populares do Brasil.

Cada unidade tem preparado sua própria celebração, respeitando a faixa etária dos estudantes e integrando o tema às atividades desenvolvidas em sala de aula. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vitória Régia, no Jardim Vitória I, a folia começou nesta quarta-feira, 11, com a irreverência dos mais diversos cabelos malucos. No pátio da Cmei, as cores vibrantes dos laços gigantes, personagens, brinquedos, fitas coloridas, tintas temporárias e penteados inusitados ganharam destaque nas cabeças dos pequenos, que chegaram na unidade esbanjando orgulho.

 

Cultura e aprendizado

Um dos destaques é a programação da Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, situada no Bertavilhe, que realiza nesta próxima quinta-feira, 12 de fevereiro, a partir das 15 horas, o “Carnavalzinho”. A quadra da unidade será palco de uma grande celebração da cultura popular brasileira, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Para a diretora da ETI, Ana Carolina Rabelo, a proposta é apresentar às crianças o significado histórico e cultural do carnaval. “Mais do que um momento de folia, o projeto foi trabalhado pedagogicamente ao longo das aulas. Os professores abordaram a origem do carnaval, suas tradições e a importância da valorização cultural, incentivando a criatividade e o respeito às diferentes manifestações regionais”, conta a gestora.

 

A quadra da ETI se transformará em uma passarela para o desfile dos “Bloquinhos”. Cada turma criou sua própria identidade e o nome do bloco, tudo organizado em equipe. Lá, a programação do “Carnavalzinho” incluirá o desfile de máscaras e fantasias, o concurso de “Grito de Guerra”, premiando a animação e organização das turmas e a apresentação de marchinhas tradicionais, para resgatar a musicalidade clássica dos carnavais de rua.

Expressão artística
Na Escola Municipal Maria Verônica, localizada no Aureny IV, os estudantes também entram no clima da festa com desfile de fantasias e cabelo maluco, oficinas para produção de máscaras e a escolha das fantasias mais criativas. Liliane Farias, diretora da unidade conta que as atividades foram planejadas para incentivar a expressão artística e a participação de todos. “Já é uma tradição da escola, promover na semana que antecede o carnaval, momentos de entretenimento para as crianças vivenciar de forma lúdica a riqueza das tradições do nosso país”, revela a diretora.


 

Texto: Milena Botelho

Edição: Fernanda Sousa