A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher (Semasmu), realizou na tarde desta quarta-feira, 11, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), o encontro de abertura das atividades socioeducativas destinadas a adolescentes que cumprem medidas em meio aberto, como Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
A iniciativa marcou o início de uma nova etapa das atividades socioeducativas, com o objetivo de ampliar parcerias institucionais e definir as temáticas dos próximos encontros a partir das demandas dos adolescentes e de seus responsáveis. Entre os temas trabalhados estão saúde mental, respeito ao próximo, convivência, estigma, preconceito e relações interpessoais. As atividades promovem a reflexão sobre o convívio social e familiar, com foco na compreensão das consequências do ato cometido.
“Nosso serviço funciona de forma contínua, com grupos quinzenais para fortalecer vínculos familiares e sociais, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Palmas. Também realizamos atividades em grupo, atendimentos individuais e encaminhamentos à rede de apoio. No encontro de hoje, trabalhamos a convivência em grupo, o respeito ao próximo e o papel de cada um dentro do grupo”, explicou a gerente do Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, Lídia Xavier.
Atendimentos
Em 2025, foram realizados 74 atendimentos de adolescentes em Liberdade Assistida e 19 atendimentos de Prestação de Serviços à Comunidade, envolvendo jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto em Palmas.