Menu
Redes sociais

Mobilização contra trabalho infantil será realizada durante Palmas Capital da Fé 2026

Ações estratégicas buscam prevenir violações de direitos e sensibilizar população

Mobilização contra trabalho infantil será realizada durante Palmas Capital da Fé 2026

Campanha será realizada neste sábado, 14

Data da publicação: 12/02/2026

Crédito da foto: Divulgação


A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher (Semasmu), participa neste sábado, 14, da abertura do evento Palmas Capital da Fé, com a campanha de enfrentamento ao trabalho infantil ‘Pule, Brinque e Cuide’, unidos pela proteção de crianças e adolescentes. A ação integra as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).

O objetivo da campanha é prevenir e combater o trabalho infantil, com atenção especial às suas piores formas, reforçando que essa prática é proibida pela legislação brasileira. “Durante o Capital da Fé, as equipes farão ações de conscientização e orientação para garantir a proteção de crianças e adolescentes para não serem submetidas ao trabalho infantil e outras situações de risco, como exploração sexual, violência, consumo de álcool e cigarro, e trabalho em horários inadequados, assegurando a segurança dessas crianças durante o evento”, explicou a superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque.


Abordagens Educativas

Em 2025, foram realizadas 21 abordagens de conscientização em pontos turísticos e eventos culturais da Capital, com o objetivo de informar a população sobre os riscos do trabalho infantil. As equipes das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil orientaram comerciantes e moradores da cidade sobre a importância do cuidado e da proteção das crianças.


Denúncias

Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, o cidadão pode denunciar pelo Disque 100, à Delegacia Regional do Trabalho, à Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, ao Ministério Público do Trabalho ou ao Conselho Tutelar, pelos seguintes contatos:

Região norte: 63 3212-7148
Região central: 63 3212-7149
Região sul I: 63 3212-7146
Região sul II : 63 3212-7147
 

Texto: Daniel Reis

Edição: Denis Rocha.