A Escola Municipal Monteiro Lobato, situada na Arse 102 (1006 Sul) realizou nesta última quarta-feira, 04, um encontro com pais e responsáveis de estudantes atípicos atendidos pela unidade. O momento foi para apresentar aos familiares algumas ações pedagógicas e administrativas planejadas pela equipe escolar voltadas à garantia de direitos dos alunos da educação especial inclusiva, além de fortalecer o diálogo entre escola e famílias.
Para o diretor da unidade, Júbio Paulo Pinto, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de organização e planejamento diante do número expressivo de estudantes atípicos matriculados na escola e da demanda por contratação de profissionais de apoio. Para isso, a gestão reuniu a equipe multiprofissional da escola, composta por orientadores educacionais, supervisores pedagógicos, assistente social e psicólogo para apresentar as atividades que serão desenvolvidas e também ouvir as demandas e as sugestões das famílias.

“Reuni-me com a equipe multiprofissional e solicitei este encontro com os pais devido ao expressivo número de estudantes atendidos na educação especial. O objetivo foi aproximar a escola das famílias, discutir os estudos de caso, esclarecer dúvidas e explicar como será conduzido o nosso ano letivo”, explicou o diretor.
Diálogo e orientações
No decorrer da reunião, a equipe escolar apresentou informações sobre o funcionamento do atendimento educacional, os fluxos de acompanhamento dos estudantes e os encaminhamentos necessários em situações específicas. O encontro também abriu espaço para escuta das famílias, que compareceram em grande número e trouxeram questionamentos relacionados, principalmente, a atuação dos cuidadores e ao suporte especializado.
.jpeg)
Acolhimento
Júbio Paulo destacou ainda a importância de acolher essas famílias, reconhecendo os desafios enfrentados no dia a dia. “Esses pais são pais sofridos, com demandas muito maiores do que a população em geral. Eu tenho interesse direto em organizar e oferecer um atendimento acolhedor para esses estudantes”, observa.
O diretor revela que mesmo diante das demandas existentes, a escola busca no dia a dia, transmitir segurança e confiança às famílias sobre o trabalho que será desenvolvido ao longo do ano letivo. “Ficamos muito felizes porque eles vieram em peso, participaram, questionaram. Fizemos uma recepção cuidadosa e mostramos que o trabalho vai ser iniciado com responsabilidade e compromisso”, concluiu o diretor.