Em 2011, a Prefeitura de Palmas se propôs a atingir uma meta: ofertar mais de 31 mil vagas nas 60 unidades educacionais, distribuídas entre a educação infantil, fundamental, jovens e adultos e programas de alfabetização. E através da Secretaria Municipal de Educação foi possível obter esse avanço com a inauguração da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo, que conta com mais de 1.200 alunos matriculados e ainda com a reforma e ampliação de outras unidades.
E mais melhorias podem ser aguardadas para o próximo ano. Foi assinado, em meados deste ano, convênio entre a Prefeitura de Palmas e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que visa a construção de três escolas de tempo integral, duas escolas padrão e cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que vão contemplar de forma estratégica todas a regiões da Capital e, automaticamente, ampliar a oferta da educação integral e da educação infantil em mais de 8 mil vagas. As unidades de ensino serão construídas no Lago Sul, Bertaville, ARSE 132, Taquari e Jardim Aureny IV. Já os Cmeis vão beneficiar as quadras 403 Sul, 612 Sul, 1.306 Sul, 607 Norte, e Setor Santa Fé, 403 Norte e da 106 Norte.
Entretanto, a proposta de fornecer educação de qualidade não é definida apenas pela abertura de novas vagas, mas também pela oferta de ensino com qualidade e conforto. Por isso, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) foram climatizados e os profissionais passaram a contar com a hora/atividade, que consiste no tempo destinado ao planejamento das aulas, sem realizar a dispensa dos alunos, como era realizado anteriormente a cada 15 dias.
Por outro lado, o Plano de Ações Articuladas (PAR), desenvolvido junto com o Ministério da Educação, vai possibilitar a solicitação de financiamento de unidades educacionais e de equipamentos, inclusive para a climatização das salas de aulas de todas as escolas municipais de Palmas.
Servidor valorizado
Durante o ano, a Semed investiu na qualificação dos profissionais, promoveu palestras motivacionais, seminários e concedeu reajuste de 9,68% para os professores e 6,5% para o quadro administrativo, que também foi beneficiado com a mudança na Lei 1.445, que permite o reenquadramento, além das progressões verticais, horizontais e titularidades para os professores. “A expectativa é que no mês de janeiro possamos atender todos os pedidos de enquadramento dos profissionais administrativos e em fevereiro conceder essas progressões”, disse o titular da pasta da Educação, Zenóbio Júnior, acrescentando ainda que foram convocados 237 concursados e, conforme a necessidade, outros serão chamados no início de 2012.
Outro ponto a ser destacado é a criação das comissões de avaliação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), da Educação Integral, e a Comissão de Avaliação do Currículo da Educação Física, ações que demonstram o comprometimento com as questões que envolvem os profissionais da educação. Foi realizada também a formação continuada, por meio do Programa de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação (Proed), o Proinfo, o Profuncionário, e o Gestar de Matemática e de Português.
Investindo em esporte e cultura
O incentivo a pratica esportiva também é um dos pilares do modelo de educação que a Prefeitura de Palmas executa na Capital. Foram construídas quadras poliesportivas em várias escolas e incentivada a participação dos estudantes em eventos locais, estaduais e até em nível nacional, nas mais diversas modalidades. O resultado é a revelação, para o Brasil de atletas locais, e os bons resultados nas competições.
Na área cultural não foi diferente. O Festival de Artes das Escolas (Faes) constitui uma forma de mostrar a produção artística realizada em cada unidade educacional.
Democracia e Integração com a família
O setor educacional implantou também o Portal do Aluno, um programa que permite aos pais e responsáveis acompanhar a vida escolar do filho, por meio da internet. Através dessa ferramenta, desenvolvida pela equipe de técnicos da área de informática da própria Semed, é possível verificar notas, orientação educacional e outras informações sobre a vida escolar do aluno.
E os pais também comemoram a oportunidade de participar da eleição dos diretores escolares. As eleições para diretores ocorreram no último semestre, por meio de um processo misto de escolha em três etapas: análise curricular, defesa do plano de gestão e a eleição propriamente dita, com a participação de pais de alunos, alunos e servidores das escolas (realizada em 3 de dezembro).
Meio Ambiente
As questões ambientais também são tratadas como prioridade nas unidades escolares de Palmas. No início deste ano foram entregues coletores de materiais recicláveis em todos os Cmeis e repassados ensinamentos sobre a forma correta de tratar o lixo. A intenção da secretaria é despertar nas crianças uma consciência sobre a importância de se preservar o meio ambiente, como forma de elevar a qualidade de vida de toda a comunidade. “Nossos alunos já estão com uma nova postura com relação ao meio ambiente e de respeito ao próximo”, observa o secretário.
Também está sendo implantando o programa A3P na Semed. O resultado prático foi a mudança de postura dos servidores, que passaram a adotar o reaproveitamento do papel, O que não é possível aproveitar é encaminhado para reciclagem, além de outros materiais, como equipamentos de informática, que são encaminhados para as cooperativas que fazem o aproveitamento adequado desse material.