14/12/2009 às 13h17

Professores participam de encerramento de curso em Brasília

None

Uma equipe de educadores da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares, localizada emTaquaralto, região Sul de Palmas, participam nesta segunda-feira, 14, às 18h30, em Brasília, do encerramento do curso "Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas", promovido pelo Ministério da Educação (MEC),em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O evento ocorre no CentroComunitário da Universidade de Brasília, no campus Universitário Darcy Ribeiro.Em Palmas, conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e demais parceiros.

Segundo informações da professora Francisca Rocha dos Santos, a ação que a escoladesenvolve leva o nome "Conhecendo para Prevenir". Somente com o projeto queserá executado é que os professores poderão receber o certificado emitido pela UnB. A preocupação, de acordo com Francisca, é que a escola atua em um bairro violento. “Sabemos que existem alguns pontos de drogas, além disso temos alguns alunos internos sob medidas socioeducativas.”

A professora ressalta que o projeto tem como principal objetivo proporcionar à comunidade escolar condições concretas de compreensão da convivência socialentre o corpo docente e os alunos. “A maioria das nossas atividades visa a conscientização sobre os riscos e proteção relacionado as drogas e a orientação sexual.” Outra ação desenvolvida, lembra a professora, é estimular o interesse do aluno e o senso crítico.

Durante o projeto os alunos participaram de diversas atividades, entre elas: realização de palestras e exibição de filmes voltados para os temas trabalhados; promovermomentos para a troca de experiências; atividades físicas (aeróbica, dança, músicas e pesquisas), debates sobre alimentação alternativa e exposição de pratos; produção de textos, desenhos, quadros , entre outros.

Ao todo, 1.231 alunos foram envolvidos no projeto, das turmas do 6º ao 9º ano e na modalidade (Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Capacitação
O curso "Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas" é voltado para professores, coordenadores e diretores de escolas públicas das séries e anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Eles farão curso de formação em prevençãoao uso de drogas. O curso, desde agosto, capacitou 25 mil educadores de todo o país.

O curso éuma parceria do Ministério da Educação com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República. Promovido pelo projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, que integra o Programa Saúde na Escola, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o curso foi realizado pela Universidade de Brasília (UnB).

A formação dos profissionais de educação para a prevenção visa fortalecer a redução de riscos e danos associados ao uso de drogas pelos jovens estudantes da educação básica, além de reafirmar a escola como um espaço privilegiado de açõespreventivas e de promoção à saúde dos escolares.

Com carga horária de 120 horas, duração de quatro meses e certificado de extensão universitária expedido pela UnB, o curso é ofertado na modalidade de educação a distância. Os participantes receberão materiais didáticos individuais – um livro e um DVD – que serão encaminhados para o endereço da escola.

Nota Fiscal Palmense

Este é o serviço de Nota Fiscal Eletrônica disponibilizado pela Prefeitura de Palmas.

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

Informações a respeito das contas da Administração Pública Municipal.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES